2 de fev. de 2011

Fundação Carolina oferece 1.420 bolsas na Espanha

Há opções em cursos de pós-graduação em diversas áreas. Prazo de inscrições varia de março a junho.
 
Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas da Fundação Carolina referente ao ano acadêmico de 2011-2012. Nesta edição, são oferecidas 1.420 vagas em diversas áreas do conhecimento para jovens graduados de países ibero-americanos interessados em realizar cursos de pós-graduação na Espanha. O prazo para as candidaturas varia de 6 de março a 26 de junho. 

Há opções para cursos de pós-graduação (910 bolsas), de doutorado (248 bolsas), formação permanente (232 bolsas) e para programas institucionais (30 bolsas). Enquanto os pedidos para auxílios de pós-graduação podem ser enviados até o dia 6 de março, o prazo para as oportunidades de doutorado e cursos institucionais se estende até o dia 17 de abril. As vagas de formação permanente, entretanto, podem ser solicitadas até o dia 26 de junho.
A iniciativa do governo espanhol beneficia tanto profissionais graduados, como pesquisadores e professores dos países que integram a Comunidade Ibero-Americana, com exceção da Espanha. Terão prioridade, no entanto, candidatos da Bolívia, Equador, El Salvador, Guatemala e Honduras.
Os bolsistas são escolhidos por um comitê com membros da Fundação e das universidades que oferecem os cursos. A escolha é feita com base no mérito acadêmico e profissional. Também são levados em conta a condição socioeconômica dos estudantes, equilíbrio geográfico (pessoas de regiões diversas) e paridade de gênero (homens e mulheres com a mesma oportunidade).
Os benefícios econômicos variam de acordo com cada modalidade. Mas, em geral, as bolsas são parciais e não cobrem todas as despesas que os estudantes terão durante os cursos. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição na página da Fundação Carolina.
Clique nos links abaixo para obter mais informações sobre cada uma das modalidades do Programa de Bolsas da Fundação Carolina