16 de fev. de 2011

Ipea apresenta a percepção social sobre trabalho e renda

SIPS aborda razões da inatividade e impressões dos entrevistados sobre salário e direitos trabalhistas
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta nesta quarta-feira, 16, às 10 horas, o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Trabalho e renda. A divulgação será na sede do Instituto, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo), com transmissão ao vivo pelo Portal Ipea na internet.
O estudo traz análises sobre os motivos pelos quais trabalhadores estão na inatividade, quantos estão à procura de emprego e qual a remuneração pretendida. O SIPS, que tem como objetivo servir de apoio à elaboração de políticas públicas para redução do desemprego e melhoria do mercado de trabalho, apresenta as informações com cortes por gênero, escolaridade e idade.
Em sua segunda parte, o SIPS sobre Trabalho e renda mostra quais são as impressões dos entrevistados em relação ao salário auferido. Os consultados também responderam sobre recebimento de 13º salário, um terço de férias e recolhimento do FGTS, além do registro em carteira de trabalho. Há dados específicos sobre pequenos empregadores e pessoas que trabalham por conta própria.
A pesquisaOs dados para a realização do SIPS foram coletados no segundo semestre de 2010, nos domicílios dos entrevistados. O questionário foi aplicado a uma amostra de 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes, em todas as unidades da federação. A amostragem considerou a distribuição dos domicílios em cotas para Brasil, regiões, e as variáveis de controle validadas posteriormente: sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade.