24 de fev. de 2011

Quer trabalhar com Twitter ou Facebook?

Você acha que trabalhar com Mídia Social é fácil? A rotina desse profissional envolve muitos posts, tweets, emails, Google Analytics e reuniões pelo Skype

Você pensa em ser um Embaixador das Mídias Sociais? A rotina desse profissional envolve muitos posts, tweets, emails, Google Analytics e reuniões pelo Skype. A rotina de quem deseja representar uma marca no ambiente digital é mais intensa do que imaginamos. Engana-se quem pensa que basta intimidade com essas ferramentas para se dar bem. É preciso dedicação.
 
O site Brand Flakes for Breakfast publicou um infográfico elaborado pela SocialCast que conta como é um dia típico de um Gestor de Mídias Sociais
Confira o dia-a-dia de um Embaixador das Mídias Sociais:
 
Checar, checar e checar...
As mídias sociais nunca dormem. Portanto, ao acordar cheque imediatamente os e-mails recebidos durante suas cinco horas de sono.
 
Faça varredura
Procure por artigos interessantes, posts em blogs e vídeos para compartilhar nos feeds de notícias (RSS).
 
Tuitar e Retuitar
Escreva tweets interessantes e procure retuitar outros links relevantes para manter o fluxo de ideias. Programe tweets para os momentos em que você estiver off-line almoçando ou a caminho de casa.
 
Publique
É preciso sempre publicar coisas no blog ou mesmo atualizar a timeline da rede social usando informações que façam referência às notícias mais recentes. Compartilhe o material publicado com amigos e colegas de trabalho.
 
Acompanhe
Faça acompanhamento com suas equipes para saber se elas estão entregando (mesmo) o que foi prometido aos clientes.
 
Responda tudo
Esteja preparado para responder adequadamente mensagens e comentários de (todos) os usuários. Fique ligado nas mensagens para identificar referências positivas e negativas com relação às marcas de produtos e serviços.
 
Almoce com os colegas
Almoce com outros gerenciadores de mídias sociais para discutir as últimas novidades e tendências no mundo das redes.
 
Grave e faça upload
Faça vídeos improvisados com o diretor executivo, gerentes de departamento e colegas de trabalho. Coloque todos no YouTube.
 
Sem preguiça para escrever
Escreva todos os dias um novo post em seu blog.
 
Use bem o Skype
Participe de conferências e bate-papo via Skype sobre blogs e twitter corporativo. Fique antenado nos eventos.
 
Revisite
Não se esqueça de sempre dar uma olhada nas mídias sociais mais populares para acompanhar e supervisionar periodicamente ao longo do dia para ter certeza de que tudo está correndo bem.
 
Apresente
Providencie uma apresentação básica que explique a importância dos Feeds, Facebook e Twitter.
 
Revise
Fique atento ao volume de tráfego. Mensurar a audiência é muito importante. Atenção, por exemplo, a taxa de rejeição e outras métricas relevantes do Google Analytics.
 
Fique de olho nos eventos
Procure saber antecipadamente sobre as grandes discussões estratégicas em mídias sociais.
 
Programe Tweets
Não se esqueça de montar um esquema pré-programado de tweets automáticos durante a madrugada para promover sua marca aos usuários que acessam nesse horário (muitas vezes de outros países).

Checar (de novo!)
Antes de dormir, use o seu smartphone para checar seus e-mails uma última vez. Depois, durma bem. Zzzzzz 

Fonte: Universia Brasil com informações do site Brand Flakes for Breakfast