28 de fev. de 2011

Reino Unido oferece bolsas de estudos para graduandos!



Há opções em mais de 130 universidades do Reino Unido. As inscrições podem ser realizadas até 31 de março. Participe! 

O Ministério das Relações Exteriores Britânico abre a partir desta segunda-feira (28) as inscrições para o Programa Chevening, que oferece bolsas para cursos de pós-graduação (especialização ou mestrado) em mais de 130 universidades do Reino Unido. O prazo para as candidaturas vai até o dia 31 de março. Acesse o formulário de inscrição que deverá ser preenchido em inglês

Interessou? Para concorrer a uma das bolsas você precisa ser brasileiro; morar e trabalhar no Brasil; ter curso superior completo; ter pelo menos dois anos de experiência profissional; domínio da língua inglesa (é exigida nota mínima de 6.5 no IELTS (International English Language Testing System)); ter se destacado na sua área de atuação; e desejar estabelecer vínculos com o Reino Unido.
 
São oferecidos auxílios de até 12 mil libras esterlina para cobrir as taxas do curso ou os custos de manutenção do bolsista (o que não incluí despesas com a família do estudante). Caso o curso escolhido custe mais de £ 12 mil, a diferença deve ser custeada pelo próprio candidato. As passagens aéreas também não são pagas pelo Chevening, apenas em casos especiais selecionados a critério do programa.
 
A responsabilidade por conseguir uma vaga na universidade britânica é do candidato. O British Council oferece uma lista completa com os endereços das páginas das instituições (www.educationuk.org.br). Algumas áreas de estudo são priorizadas na seleção dos candidatos. São elas: mudança climática, desenvolvimento sustentável e energia; finanças e economia; políticas e administração esportiva; ciências e inovação; relações internacionais e desenvolvimento; resolução de conflitos e segurança; e áreas do direito relacionadas aos setores acima.
 
Documentos
 
Para inscrição, são necessários cópia do histórico de graduação e pós-graduação, cópia do diploma de graduação e pós-graduação, cópia de certificados de conclusão de cursos ligados à área de estudo ou trabalho do candidato (cuja duração seja superior a 100 horas), duas cartas de referência em inglês dirigidas ao British Council (devidamente assinadas e em envelopes fechados) cópia autenticada do IELTS (feito nos dois últimos anos, com resultado mínimo de 6.5 no teste acadêmico - uma fotocópia autenticada pelo British Council) e cópia do documento oficial da universidade britânica oferecendo vaga no curso escolhido.
 
Muitas universidades britânicas exigem também a tradução juramentada do histórico de graduação, diploma e certificado de cursos adicionais. Nenhum desses documentos deverá ser enviado no ato da inscrição online, mas eles podem ser solicitados durante as etapas da seleção, que é composta pela análise do formulário submetido online e entrevistas e seleção final.