27 de mai. de 2011

Fredric Jameson: A estética da singularidade


Fredric Jameson
O coordenador deste blog esteve nesta última quarta feira na abertura do FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2011,  na Sala São Paulo, e assistiu a conferência do crítico literário e pensador político norte-americano, Fredric Jameson.

Um dos grandes pensadores da chamada Pós Modernidade, articula sua reflexões a partir do legado de Marx, Freud e Sartre numa releitura para os dias atuais.

A conferência de Fredric Jameson abordou a estética da singularidade. Para Jameson, a característica do pós-moderno é a substituição do tempo pelo espaço. O tempo é abolido e o espaço se impõe sob diversas formas como defesa das florestas, setor imobiliário, problemas de imigração, a questão palestina: "a política atual é essencialmente a questão da terra em âmbito local ou global."

Assim, traçando paralelos entre experiência da vida cotidiana, arte, gastronomia, economia, novas tecnologias e muitas outras esferas, Fredric Jameson explica as mudanças no pensamento do indivíduo atual, sem a proteção da família e sem identidade nacional: um sujeito vulnerável, mas que produzirá mudanças na realidade existencial humana.
Situa a Pós-modernidade e globalização como fenômenos complementares. Em que a Pós-modernidade seria a face cultural, a superestrutura da globalização.

Por fim propõe que nos dias atuais fica impossível classificar as coisas a partir de canônes clássicos, seriam "tempos inclassificáveis", e a análise pós moderna só poderia ocorrer tendo como base o olhar sobre eventos e não sobre processos.