5 de jan. de 2012

MEC divulga relação de instituições que vão oferecer bolsas pelo ProUni

Ministério da Educação (MEC) divulgou a relação de instituições que oferecerão bolsas de estudo pelo ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a relação de universidades e centros universitários que vão oferecer bolsas para o ensino superior pelo programa ProUni (Programa Universidade para Todos).


Neste semestre serão oferecidas 195.030 bolsas de estudo. No total, 98.728 são integrais e 96.302 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.
 
O Estado de São Paulo lidera em quantidade de bolsas que serão oferecidas. São 68.513 vagas, o que corresponde a 35% do total do programa para este semestre. As vagas serão oferecidas por 28 universidades e 39 centros universitários. A relação com as faculdades deve ser divulgada nos próximos dias.
 
Os candidatos poderão se inscrever para bolsas de estudo em instituições paulistas como a PUC (Pontifícia Universidade Católica), Universidade Metodista, Universidade Nove de Julho, entre outras. Os outros estados com maior número de vagas são Paraná (20.426 bolsas oferecidas) e Minas Gerais (19.522)
 

Sobre o ProUni

Criado em 2004, o ProUni é um programa que oferece vagas em instituições particulares para estudantes com renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa (R$ 933 e R$ 1.866), que já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.  
As inscrições para o ProUni vão de 14 a 19 de janeiro. Os interessados devem se inscrever uma única vez no programa e escolher até duas opções de cursos e de instituição de ensino superior.
 
Os candidatos também precisam ter feito o Enem 2011, com aproveitamento mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos a nota mínima na redação, e ter cursado o ensino médio em escola pública.