7 de out. de 2011

Oficial de campanhas OXFAM

Ref  INT4932
Região  Latin America and Caribbean
Local  Brasilia
Divisão  International
Departamento  Regional Programme & Operations
Tipo de Posição  Open Ended
Área do cargo  Communications
Data de encerramento para as inscrições
(00:00 GMT)  20 Out 2011

Job Profile
Missão da Oxfam: Trabalhar em parceria para buscar soluções definitivas para a pobreza, a desigualdade e o sofrimento.

Missão da Equipe: Trabalhar em parceria com outras organizações para atuar sobre os processos de mudança que influem nas causas e sintomas da pobreza, da desigualdade e da exclusão através de estratégias de campanhas e advocacy no Brasil.

Missão do Cargo: Contribuir com a missão da equipe pelo meio da implementação efetiva do trabalho de comunicação e mobilização de campanhas para Oxfam no Brasil, incluindo a colaboração com parceiros e aliados, no marco do Plano aprovado no país.
Salário: BRL 65.717/ano = 4.930/mês

Linha Gerencial:
A pessoa neste posto reporta a: Coordenador de Mídia e Comunicações
Postos reportando a este: Nenhum
Responsabilidade Orçamentária: não há

Dimensions
• Gerencia sua própria carga de trabalho sem uma supervisão próxima e trabalha independentemente em tomadas de decisões e soluções de questões/problemas de rotina.
• Poderá supervisionar e orientar assistentes e voluntários.
• Oferece soluções criativas/inovadoras para problemas/tarefas de rotina e projetos.
• Avança no planejamento e gestão de pequenos projetos ou elementos de grandes projetos.
• Oferece consultoria sobre habilidades de comunicações apropriadas em toda organização.
• Representa a Oxfam para contatos externos e poderá lidar com influentes contatos externos sêniores ou colaboradores.

Key Responsibilities
• Planejar e executar ações e atividades de mobilização popular utilizando recursos de comunicação digitais (Facebook, WWW, blogs, Orkut, podcasts, slideshows,Twitter, SMS) em apoio às campanhas e objetivos de programa da Oxfam);
Planejar e executar a criação e a manutenção de páginas institucionais e de campanhas da Oxfam na rede mundial de computadores - Internet;
• Produzir conteúdos digitais para divulgação em mídias sociais e em páginas da Internet bem como, em responder demandas geradas por esses conteudos de acordo com direcionamentos aprovados por Oxfam;
• Articular-se com parceiros e aliados da Oxfam para organizar e executar ações de visibilidade publica de temas ou, mobilizações populares, de acordo com as políticas de abordagem e direcionamentos aprovados por Oxfam.
• Contribuir ao trabalho de mídia sociais de parceiros e aliados.
• Elaborar e implementar estratégias de campanha popular conectadas com o trabalho de mídia.
• Gerar atividades em redes sociais nos padrões de qualidade Oxfan para os temas de interesse da Oxfam e de parceiros e aliados, por meio de uma atuação tanto pró-ativa como reativa.
• Traduzir, adaptar (se necessário) e divulgar por mídia social materiais que sejam relevantes para o trabalho no Brasil .
• Produzir conteúdo para web, de acordo com as políticas de abordagem e direcionamentos aprovados por Oxfam.
• Colaborar com parceiros e aliados na produção de material conjunto, que seja coerente com a posição de Oxfam; apoiar aliados e parceiros na produção de seu próprio material mesmo sem a inclusão da marca de Oxfam.
• Treinar, instruir e apoiar colegas, parceiros e aliados na construção de suas capacidades em mídia digital e mobilização popular.
• Monitorar, avaliar e tirar conclusões sobre o alcance, repercussão e impacto das atividades em redes sociais, recursos comunicativos eletrônicos e mobilizações.
• Investigar formas de influenciar alvos-chave por meio do trabalho de redes sociais e outras mídias digitais.
• Apoiar o trabalho de revisão de traduções e de publicações realizadas no âmbito do Plano de Oxfam no Brasil.
• Apoiar o conjunto do trabalho da equipe de Campanhas e Advocacy da Oxfam Internacional. Relacionar-se com os grupos de trabalho de mídia e campanha publica de Oxfam nos âmbitos regional e global.

Skills and Competence
FORMAÇÃO
• Nível superior em comunicação ou administração, estudos de mídia digital e marketing.
• Pós graduação ou experiência profissional equivalente será uma vantagem.

EXPERIÊNCIA
• Experiência contínua direta em campanhas de mobilização popular e mídias digitais.
• Experiência direta em gestão e execução de campanhas utilizando mídias sociais, WWW e mobilizações populares.
• Experiência ou conhecimento sobre organizações da sociedade civil no Brasil.
• Experiência em produção de mídias digitais (fotos, vídeos, slide shows, podcasts, etc)
• Experiência em trabalhar em "equipes virtuais" com pessoas de diferentes culturas e antecedentes.

CONHECIMENTOS
• Excelente conhecimento do ambiente da Internet no Brasil e de redes de mobilizadores.
• Entendimento sobre temas da realidade brasileira, desenvolvimento e da sociedade civil. (Conhecimentos específicos sobre temas relacionados a integração regional, comércio internacional, agricultura, segurança alimentar e mudança climática serão uma vantagem.)
• Entendimento sobre temas estratégicos da agenda politica, econômica e social internacional.
• Entendimentos sobre como a mídia social e mobilizações populares podem ser usadas como ferramenta de influência no trabalho de uma organização como a Oxfam.
• Computação (word, internet e outros programas)

HABILIDADES
• Habilidade comprovada em planejar e executar atividades em redes sociais, mobilizações populares e comunitárias.
• Habilidade de responder efetivamente a mudanças em planos de trabalho e projetos, de trabalhar com prazos sob pressão, e priorizar demandas competitivas.
• Fluência em português (ler, falar e escrever)
• Fluência em inglês (ler, falar e escrever)
• Conhecimento de espanhol (compreensão mínima) - ler, falar e escrever será uma vantagem.
• Sensibilidade política; habilidade para comunicar a mensagem de Oxfam, ao mesmo tempo protegendo a reputação, prevenindo problemas, antecipando e gerenciando riscos.
• Capacidade e habilidade para inspirar um alto nível de confiança no próprio julgamento profissional e para fazer negociações.

COMPROMISSO
• Com a justiça social
• Com as formas de trabalho da Oxfam
• Sensibilidade e habilidade para atuar conjuntamente e promover a abordagem de Oxfam no que se refere a gênero, raça e diversidade.

COMPETÊNCIAS
• Sensibilidade e tato para lidar com situações difíceis, combinadas com tenacidade e habilidades sofisticadas para influenciar e impulsionar iniciativas através de uma organização grande e complexa.
• Alto nível de julgamento pessoal para lidar com contatos internos e externos.
• Competências e habilidades para contribuir ativamente para o processo de planejamento estratégico.
• Forte habilidade de escrita, preferencialmente que tenha uma história de escrita para publicação; criatividade, imaginação e habilidade para resolver problemas.
• Capacidade e habilidade de encontrar, absorver e priorizar informações complexas oriundas de diferentes fontes e fazer as ligações laterais entre as oportunidades de advocacy e mídia.

COMPETÊNCIAS CHAVE:
• Liderança: Assumindo responsabilidades
• Pensando e compreendendo: Pensando estratégica e criativamente
• Trabalhando com outros: Comunicando efetivamente e influenciando outros
• Auto-gerenciamento: adaptável e flexível

Outras informações:
• A pessoa neste posto poderá ser demandada a trabalhar em horários não usuais e a responder a chamados urgentes para apoio às atividades com a mídia.
• O posto envolve algumas viagens no Brasil e possivelmente internacionais, algumas vezes de última hora. Esta descrição de cargo não faz parte do contrato de trabalho e tem por objetivo exclusivo de apresentar uma orientação geral sobre as atividades que serão desempenhadas. Portanto, a lista de atividades aqui contida poderá variar de acordo com o desenvolvimento estratégico da organização.

Quer candidatar-se a um emprego? Aqui está um guia que para o ajudar a simplificar o processo de candidatura.