2 de mar. de 2011

Fundacentro promove I Bienal de segurança e saúde no trabalho



Evento será realizado no Centro de Referência Leonel Brizola, em Brasília. Haverá exposição de protótipos e pesquisas sobre inovação tecnológica, além de uma mostra de filmes técnico-educativos, painéis gráficos e debates
Brasília, 02/03/2011 - A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) realiza entre os dias 23 e 25 de março, no Centro de Referência Leonel Brizola, em Brasilia, a I Bienal de Segurança e Saúde no Trabalho. Na ocasião, serão apresentados os melhores protótipos e pesquisas desenvolvidos com foco na inovação tecnológica ao longo dos últimos quatro anos.
Organizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o evento vai apresentar protótipos que contribuíram para prevenir acidentes de trabalho em diversos setores, como a indústria de calçados, a panificação e o transporte fluvial de populações ribeirinhas na Amazônia.
A realização da I Bienal reflete o objetivo de ampliar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pela Fundacentro e sensibilizar a sociedade para a temática da segurança e saúde no trabalho em sua vida cotidiana.
Durante o evento, serão apresentadas pesquisas e protótipos, entre eles, o protótipo ergonômico para costureiras e o protótipo para novo eixo cardã (visa evitar escalpelamento de mulheres e crianças ribeirinhas da Amazônia). Gestores e pesquisadores da Fundacentro vão expor publicações técnicas, convênios firmados no âmbito internacional e as diretrizes do MTE para 2011.
A Bienal terá dois módulos: o Módulo I será realizado de 23 a 25 de março de 2011, no Centro de Referência Leonel Brizola, em Brasília. O Módulo II deverá ocorrer no segundo semestre de 2011.
A Fundacentro é uma instituição de pesquisa, vinculada ao MTE, que contribui para melhorar as condições dos ambientes de trabalho, minimizar acidentes, por meio de pesquisas, cursos de capacitação e reciclagem profissional e publicações, entre outras ações.