13 de jan. de 2011

Após recorde em 2010, emprego na indústria de SP deve crescer 3,4% neste ano

da FOLHA.COM
GIULIANA VALLONE
DE SÃO PAULO


Depois de registrar crescimento recorde em 2010, o nível de emprego na indústria paulista deve crescer novamente em 2011, mas com variação menor, aponta a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A previsão é de que o número de vagas feche este ano com elevação de 3,4%.

No ano passado, o nível de emprego subiu 4,74%, o que representa a geração de 114 mil vagas, segundo dados divulgados nesta quinta-feira. O resultado superou o de 2007 (4,56%) e é o melhor da série histórica do indicador, iniciada em julho de 2005.

Apesar das seguidas altas do emprego, a Fiesp postergou novamente a previsão de volta do número de trabalhadores aos patamares registrados antes da crise econômica de 2008. Agora, segundo Paulo Francini, diretor do Depecon (Departamente de Pesquisas e Estudos Econômicos) da entidade, isso só deve acontecer no início de 2012.

"Mas isso não é grave. Acontece também porque as empresas aprenderam a trabalhar com menos funcionários", explicou. "O emprego continua crescendo."

A previsão da Fiesp para 2010 era de 4,5% de crescimento. De acordo com Francini, os números superaram um pouco as projeções porque o resultado de dezembro foi melhor que o esperado.

Costumeiramente, o mês apresenta forte queda no nível de emprego, em decorrência das demissões no setor de cana-de-açúcar, principalmente. No ano passado, porém, a dispensa de trabalhadores ocorreu em menor escala. O indicador da Fiesp registrou queda de 2,34% em 2010, na série sem ajuste sazonal, contra redução de 3,55% em 2009.

Nos dados com ajuste, houve alta de 0,94%. "É possível que esta queda menor do indicador esteja relacionada ao bom desempenho das vendas no fim do ano", disse Francini.

Dados da Alshop, associação que reúne os lojistas dos shoppings do país, apontam que houve crescimento de 13% nas vendas neste Natal. No varejo eletrônico, a previsão era de faturamento de R$ 2,2 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2010, segundo a consultoria E-bit. O valor é 40% superior ao verificado no mesmo período do ano anterior.