23 de jan. de 2011

Instituto Rio Branco


O Instituto Rio Branco lançou nesta segunda-feira (17) o edital do concurso de admissão à carreira de diplomata, com 26 vagas, sendo duas reservadas aos portadores de deficiência. O salário inicial é de R$ 12.962,12 - veja aqui o edital.

Neste ano, o concurso tem reserva de vagas para afrodescendentes - clique aqui para entender como funciona.

As inscrições iniciam no dia 24 de janeiro e podem ser feitas até 22 de fevereiro pelo site www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2011, com taxa no valor de R$ 150,00.

Os candidatos devem ter diploma de nível superior em qualquer área.

O concurso terá, na primeira fase, prova objetiva, constituída de questões de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e de noções de direito e direito internacional público.

A segunda fase terá prova discursiva eliminatória e classificatória de português. Será estabelecida nota mínima para a prova.

A terceira fase terá provas discursivas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e noções de direito e de direito internacional público. As seis provas da terceira fase terão peso equivalente e será estabelecida nota mínima para o conjunto das provas.

A quarta fase terá provas escritas de espanhol e de francês, de caráter classificatório. Cada uma das provas terá peso equivalente à metade do peso de cada uma das provas da terceira fase.

Todas serão aplicadas simultaneamente nas 27 capitais brasileiras.

A aplicação da prova objetiva será realizada na data provável de 10 de abril, nos turnos da manhã e tarde. As provas escritas da segunda e terceira fases estão agendadas para 8 de maio e para o período de 25 de junho a 10 de julho, respectivamente. A última fase está prevista para 10 de julho.

Na data provável de 30 de março, os locais de realização da prova objetiva serão publicados no Diário Oficial da União, e divulgados na internet, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2011.

O diplomata representa, negocia, informa e protege os interesses brasileiros internacionalmente. Os selecionados trabalharão no Itamaraty, no Distrito Federal, na sede do Ministério das Relações Exteriores.