17 de jan. de 2011

Empresas fazem busca por talentos na Campus Party

Além de diversão, participantes vão encontrar equipes de recrutamento de empresas brasileiras e estrangeiras

Vivo, Telefônica e Totvs têm como principais alvos profissionais das áreas de engenharia e ciência da computação

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO
Da FOLHA.COM

A Campus Party, feira de inovações digitais que começa hoje em São Paulo, é o lugar certo, na avaliação das empresas de tecnologia, para encontrar talentos.
Os alvos, entre os 6.500 participantes esperados, são principalmente estudantes universitários ou jovens profissionais de ciência da computação e engenharia.
"São empresas que acreditam que do caos criativo poderão surgir coisas interessantes e que apostam também que do Brasil sairá um novo Google ou Facebook", diz Mário Teza, diretor da empresa organizadora da feira, a Futura Networks.
As táticas para encontrar os talentos variam.
A Vivo terá uma equipe com dez funcionários que vão acampar e aproveitar para mapear interessados em trabalhar em suas unidades regionais pelo Brasil.
A Totvs, empresa brasileira de software de gestão empresarial, terá equipes para selecionar currículos e entrevistar candidatos para as vagas de engenheiro de pesquisa e desenvolvimento e de programador.
A Telefônica apostou na combinação de táticas de recrutamento.
No processo tradicional, seis profissionais de RH vão receber currículos e conversar com os candidatos.

TESTE DE RESISTÊNCIA
No formato alternativo, fará o concurso "Iron Geek", que testará a resistência dos participantes em assuntos de tecnologia. O vencedor passará três meses em treinamento na sede da empresa, na Espanha.
Parte dos contatos feitos na Campus Party poderá ser aproveitada pelo recém-criado Centro de Inovação e Desenvolvimento.
A unidade, primeira fora da Espanha, pesquisará tecnologias de vídeo, TV e plataformas de internet em alta velocidade para os 25 países onde a operadora atua.
"Estratégias como essas nos permitem entender a demanda de uso da tecnologia, conhecer ideias inovadoras e ter contato com possíveis gênios que vão mover a indústria nos próximos dez anos", diz Françoise Trapenard, diretora de RH da Telefônica.
O evento, que vai até domingo, terá 500 horas de conteúdo e mais de 400 atividades, distribuídas em ciência, criatividade, inovação e entretenimento digital.
O perfil esperado dos "campuseiros" -nome atribuído aos frequentadores da feira- inclui 73% de homens e 27% de mulheres. Cerca de 80% têm entre 18 e 29 anos.