18 de jul. de 2011

Administração, direito e pedagogia mudam perfis

Ontem (domingo) o jornal Folha de S. Paulo apresentou em seu suplemento especial sobre profissões, matéria sobre a mudança de perfis nas carreiras de administração, direito e pedagogia.

Estas três profissões que concentram o maior número de inscritos nos cursos de graduação no paíse que respondem por 39% dos estudantes que ingressam nas faculdades brasileiras, segundo o último Censo da Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), de 2009. 

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, o administrador do futuro deverá lidar com o conceito de lucro sustentável. Ética e transparência no trato com funcionários,acionistas, a sociedade e o ambiente nortearão a atuação do profissional.

O profissional de direito, por sua vez, terá de se preocupar com conflitos contemporâneos: a responsabilidade moral em pesquisas médicas, a convivência em meios eletrônicos, a necessidade de preservação da natureza.

Já para os pedagogos e educadores, estes encontrarão boas oportunidades de carreira do lado de fora dos muros escolares, sendo cada vez mais requisitado em hospitais, empresas e ONGs. Nas salas de aula, precisará estar apto a lidar com alunos com deficiência e necessidades especiais. 


Fonte: Folha de S. Paulo - Suplemento - Profissões
Matéria de EDSON VALENTE -EDITOR-ADJUNTO DE SUPLEMENTOS