27 de jul. de 2011

Governo anuncia 100 mil bolsas de estudo no exterior

Bolsas serão oferecidas em mais de 200 universidades no exterior, entre elas Harvard, MIT, Stanford e Cambridge 

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, lançou nesta terça-feira o programa de bolsas Ciência sem Fronteiras, que pretende beneficiar os estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, especialistas e jovens cientistas que tenham interesse em estudar no exterior. 

Do total de bolsas, 40 mil serão administradas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 30 mil pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 25 mil com iniciativa privada. Foram selecionadas 238 universidades espalhadas pelo mundo, 64 delas na área de ciência e saúde, 88 na área de ciências da vida e 86 em engenharia e tecnologia (Confira as áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras)
 
Além da bolsa de US$ 800 mensais, o programa vai incluir passagem aérea, seguro-saúde, auxílio instalação e, dependendo do caso, algumas taxas da universidade. Além de estudar, o selecionado terá a oportunidade de fazer um estágio em uma empresa estrangeira. Entre as instituições selecionadas estão as universidades de Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Stanford e Cambridge.