31 de jul. de 2011

Nota mínima de 600 no Enem será pré-requisito para bolsas de estudo no exterior

Após o lançamento do Programa Ciência sem Fronteiras na última terça-feira (26), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a seleção para as 100 mil bolsas de estudo no exterior será rigorosa e os alunos serão escolhidos por mérito. Além disso, o governo levará em conta a representação étnica, social e regional de cada candidato. 

A pré-seleção dos candidatos que poderão participar do Programa será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). De acordo com a presidenta, o ProUni vai permitir selecionar estudantes de baixa renda que também têm bom desempenho.
 
Todos os candidatos que fizerem a inscrição para o Programa deverão ter pontuação acima de 600 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também serão beneficiados os estudantes que tiveram bom desempenho em olimpíadas promovidas dentro das escolas, como a de matemática e física.
 
Pensando na dificuldade com o idioma, o secretário-geral da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Moacyr Auerswald, sugeriu a criação de cursos de idiomas voltados para os estudantes menos privilegiados que não têm acesso a este tipo de aprendizado.
 
Serão oferecidas cerca de 27 mil bolsas de graduação, 24 mil bolsas de doutorado (de um ano de duração), 9,7 mil bolsas de doutorado integral (com 4 anos de duração), 9 mil bolsas de pós-doutorado e outras 1950 bolsas divididas entre jovens cientistas, pesquisadores e especialistas.