29 de jun. de 2011

Bolsas de curta duração nos EUA para engenheiros e cientistas

O Departamento de Estado dos EUA, a U.S. National Academies e a IANAS (Rede Interamericana de Academias de Ciências) abriu vagas de bolsas para cientistas e engenheiros. O programa pretende trazer cidadãos da América Latina e Caribe para contribuir com pesquisas pelo período de 1 a 2 meses. A bolsa de curto período trará conhecimentos técnicos e específicos para os selecionados. 

Para se candidatar é necessário possuir diploma de pós-graduação, ter uma função em algum laboratório de pesquisa em Ciências Físicas, Biológicas, Matemática ou Engenharia de alguma universidade e apoio da instituição de origem. O programa dará preferência a professores no início/meio da carreira que não tem muito acesso e apoio para bolsas fora do país de origem.
 
Antes de se inscrever é necessário entrar em contato com a instituição de pesquisa que deseja ficar esse período nos EUA para saber se ela concorda em receber por 1 ou 2 meses como bolsista IANAS. O ideal é selecionar uma instituição com pesquisas alinhadas aos trabalhos já realizados.
 
Depois é necessário enviar até o dia 15 de agosto, o currículo (de no máximo cinco páginas) com nome da instituição de pós-graduação, pesquisas, publicações, experiências de trabalho e etc. Além de declaração de interesse de até duas páginas explicando o plano de pesquisa proposta, resultados esperados, motivo de ter escolhido a universidade em questão, uma carta de acolhimento da instituição desejada e uma carta de apoio da instituição do país de origem com limite de duas páginas.
 
Outras informações referentes ao programa podem ser encontradas na página do Departamento de Estado dos EUA.