21 de jun. de 2011

Capes financia o intercâmbio de docentes brasileiros e argentinos

Grupos de pesquisas conjuntos e associados podem se inscrever até 31 de julho para concorrer ao benefício 

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) financia o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e argentinos. As inscrições para a edição 2011 do programa já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo dia 31 de julho, exclusivamente pela Internet

Há oportunidades tanto para grupos de pesquisa conjuntos - projetos desenvolvidos por uma equipe brasileira e uma equipe argentina ambas vinculadas a instituições de Ensino Superior - e grupos de pesquisa associados em rede – projetos desenvolvidos por duas ou três instituições de Ensino Superior de cada país.
 
Os grupos devem, no entanto, promover a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e na Argentina nas diversas áreas do conhecimento, além de se comprometerem a publicar trabalhos técnicos-científicos conjuntos. Será exigido ainda que os coordenadores das equipes tenham o título de doutor há pelo menos cinco anos.
 
As atividades realizadas nos projetos selecionados serão custeadas por meio do financiamento de bolsas de estudo, diárias, seguro saúde, transporte aéreo para docentes e discentes e recursos para material de consumo. A duração prevista das pesquisas será de no máximo dois anos.