30 de jun. de 2011

Procon recebe denúncia contra campanha de marketing do Sustagem Kids

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, denunciou ao Procon da Paraíba os abusos cometidos pela comunicação mercadológica da linha Sustagem Kids, produzido pela Mead Johnson. A campanha publicitária é totalmente voltada às crianças e inclui um site com brincadeiras, jogos e receitas culinárias que induzem o consumo do produto.


Além disso, a estratégia de marketing pratica a venda casada ao divulgar a promoção “Nutrição e Diversão Garantidas”. Com a compra de uma lata de Sustagem Kids, o consumidor ganha um pote decorado com imagens dos personagens do desenho animado Backyardigans, veiculado no Brasil pelo canal Discovery Kids e muito conhecido entre os pequenos.


O Código de Defesa do Consumidor proíbe essa prática. “Quando a promoção determina que o pote só será adquirido se o consumidor comprar o produto, a empresa está fazendo venda casada, o que é ilegal e se agrava se direcionado ao público infantil”, afirma Isabella Henriques, advogada e coordenadora do Projeto Criança e Consumo.


A representação foi enviada para o Procon da Paraíba em 9 de junho.


Saiba mais sobre o caso:
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/AcaoJuridica.aspx?v=1&id=216