17 de ago. de 2010

SUBTENENTES E SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR



Subtenente da Polícia Militar

Sargento da Policía Militar

DESCRIÇÃO SUMÁRIA


Comandam o grupo e a guarda do quartel. Assessoram o comando, administram as atividades

da unidade e participam na formação de policiais. Supervisionam policiamento ostensivo e organizam processos e procedimentos administrativo- militares. Atendem a ocorrências e as apresentam à autoridade competente. Prestam serviços comunitários.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA


Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de nível técnico realizados em escolas da Polícia Militar. O exercício pleno das atividades ocorre, em média, após quatro a cinco anos para Sargento da Polícia Militar e mais de cinco anos para Subtenente da Polícia Militar.

CONDIÇÕES GERAIS DE EXERCÍCIO

Trabalham na Polícia Militar, como estatutários, atuando em equipe, sob supervisão ocasional. O ambiente de trabalho pode ser fechado, a céu aberto e em veículos. O horário pode ser diurno, noturno, em rodízio de turnos e horários irregulares. Os profissionais atuam sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Podem trabalhar em grandes alturas e correm risco de perder a vida.


NOTAS

Os servidores militares das polícias militares são regidos pelo artigo 42 da Constituição
Federal de 1988 e pelas respectivas constituições estaduais.

RECURSOS DE TRABALHO

Algemas; Armas de fogo; Bastão perseguidor; Cassetete; Colete balístico; Computador e periféricos; Fardamento; Radiocomunicador; Tonfa; Viaturas.