17 de ago. de 2010

TENENTES DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR



Tenente do Corpo de Bombeiros Militar
Oficial subalterno do Corpo de Bombeiros Militar;
Primeiro-tenente bombeiro militar;
Primeiro-tenente
do Corpo de Bombeiros;
Segundo-tenente bombeiro militar; Segundo-tenente do
Corpo de Bombeiros.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Comandam pelotões e postos de bombeiros; coordenam serviços operacionais; atuam na prevenção e normatização de sistemas e equipamentos de prevenção e combate a incêndio. Planejam atividades operacionais e administrativas e administram recursos humanos, financeiros e logísticos. Desenvolvem atividades de ensino e instrução e cuidam das informações e da comunicação social do Corpo de Bombeiros.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA


Para o exercício profissional requer-se formação superior completa. Os aspirantes a
tenente sem curso superior deverão ter quinze anos de experiência e ser aprovados em concurso interno na corporação.

CONDIÇÕES GERAIS DE EXERCÍCIO
Trabalham em unidades do Corpo de Bombeiros Militar. Atuam em equipes de cooperação, sob supervisão de oficiais com patente superior. Podem trabalhar em ambientes fechados, abertos ou em veículos, e em horários irregulares. Estão sujeitos ao trabalho confinado, em locais subterrâneos ou em grandes alturas. Trabalham, muitas vezes, sob pressão, em posições desconfortáveis por longos períodos, expostos a materiais tóxicos, ruídos, altas temperaturas, enchentes e doenças infecto-contagiosas.


RECURSOS DE TRABALHO
Aeronaves; EPI e EPR; Equipamentos de comunicação; Manuais técnicos; Material de busca e salvamento; Material de combate a incêndio; Material de informática; Material de resgate (pronto-socorrismo); Normas técnicas e legislação; Viaturas.