27 de mai. de 2011

Desemprego atinge menor nível para o mês de abril desde 2002

Pedro Soares - Jornal Folha de S. Paulo
A taxa de desemprego atingiu 6,4% em abril, a menor marca para o mês desde 2002, quando teve início a série histórica da pesquisa do IBGE. O resultado representa estabilidade na comparação com março, quando o índice registrado foi de 6,5%.
Adriana Beringuy, economista do instituto, explica que o padrão histórico da pesquisa normalmente mostra uma retomada mais firme do emprego em abril. "A gente poderia esperar uma inflexão na taxa de desemprego já em abril, mas isso não aconteceu", pondera a economista.
O aumento do emprego costuma acontecer porque, a partir do segundo trimestre, a economia começa a rodar com mais velocidade e tradicionalmente as empresas voltam abrir vagas.
Beringuy destaca como positivo, no entanto, o fato de o índice ter se mantido estável em um patamar historicamente favorável. Segundo ela, é possível que a queda mais acentuada no desemprego venha a acontecer em maio.
Segundo o IBGE, o número de pessoas empregadas e a renda também continuaram com desempenho positivo em abril. Cresceram 2,3% e 1,8%, respectivamente, na comparação com abril de 2010.
Já em relação a março, o rendimento caiu 1,8%. Para a consultoria de finanças Rosenberg & Associados, a queda se deve, em grande parte, "à inflação mais elevada".
A consultoria prevê, porém, que no segundo semestre a renda volte a crescer com força graças a "dissídios de categorias importantes e a proximidade do pleno emprego". Diante da menor oferta de mão de obra, as empresas terão de pagar melhores salários para contratar e manter profissionais.