13 de set. de 2011

Psicologa InPróS - Instituto de Projetos Sociais



O InPróS - Instituto de Projetos Sociais (www.inpros.org.br) esta selecionando um profissional da área de psicologia para trabalhar em Curitiba. O candidato trabalhará especificamente na equipe do Projeto Correspondentes um projeto que visa a troca regular de cartas entre voluntários e crianças e adolescentes em situação de risco. Atualmente, o Instituto conta com mais de 500 voluntários ativos no projeto.

Contratação CLT, carga horária 16h/s, salário: R$ 1.030,00 (só serão analisados curriculos de candidatos que residam em Curitiba).

Como parte do processo seletivo do Projeto Correspondentes seguem abaixo as questões a serem respondidas referentes à prática cotidiana deste. Caso você tenha interesse pela vaga, solicitamos que escreva com suas próprias palavras e que fique à vontade para responder, pois não há um limite de linhas /caracteres e encaminhe sua resposta até o dia  20 de setembro de 2011 juntamente com o seu curriculo para o e-mail gestao@inpros.org.br

Questões – processo seletivo projeto Correspondentes
 1. No início da relação, após somente uma troca de cartas com a criança, o voluntário envia, através do projeto Correspondentes, um lap top de brinquedo, como forma de presentear seu correspondente. A troca de presentes entre jovens e voluntários é permitida dentro do projeto. Seria o caso de intervir nessa situação? Em caso negativo, por que não? E, em caso afirmativo, de qual forma e por quê?

 2. A coordenação de uma instituição parceira do projeto relata desconfiar que uma das crianças atendidas, Maria de 11 anos, se prostitui. Esta criança é atendida pelo projeto, correspondendo-se com um voluntário deste. Como forma de justificar, a coordenadora conta ter visto, há 10 meses atrás, a menina entrar em um caminhão, acompanhada de um homem. Nesse momento, a coordenadora retirou a menina de dentro do caminhão, mas, em seguida, não tomou nenhuma atitude, seja junto à família da criança, à própria menina ou a outras organizações. Nesse caso, como representante da equipe técnica do projeto Correspondentes – parceiro desta instituição – como você agiria? Quais intervenções faria e por quê?