26 de set. de 2011

Revista TIME destaca como o Brasil vai enviar 75 mil estudantes às melhores universidades do mundo

(Crédito: Divulgação)
Do site Universia.
Brasileiros terão a chance de entrar em universidades como Harvard, Stanford e Oxford
 
A revista americana Time elogiou nesta semana o Programa Ciência sem Fronteiras, iniciativa criada pelo governo brasileiro que deve enviar nos próximos anos cerca de 75 mil estudantes brasileiros para as universidades mais conceituadas em todo o mundo.
 
» Alemanha assina cooperação com o Brasil no programa Ciência sem Fronteiras
» Confira o cronograma do Programa Ciência sem Fronteiras
» Veja quais são as áreas prioritárias das primeiras bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras
 
De acordo com a revista, a economia do Brasil vem crescendo e, junto com esse crescimento, podemos notar uma valorização no Real. O texto também fala sobre o desejo do País em crescer no âmbito internacional e se aproximar cada vez mais da lista dos países mais desenvolvidos do mundo.
 
A Time cita também o esforço da atual presidenta Dilma Rousseff em estreitar os laços internacionais do Brasil, como fez recentemente ao ser a primeira mulher da história a abri um debate na Assembléia Geral da ONU.
 
Os brasileiros selecionados para receber as bolsas de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras terão a chance de entrar em universidades como Harvard, Stanford, Oxford, entre outras.
 
Segundo a matéria da Time, o Brasil também não é o único país a criar programas para concessão de bolsas de estudo no exterior. O Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia e até mesmo El Salvador têm planos para mandar estudantes para o exterior nos próximos anos.
 
Os investimentos estão sendo possíveis graças ao aumento nas exportações de matérias-primas para os países asiáticos, o que garantiu ao Brasil o primeiro lugar na produção de soja, minério de ferro, carne bovina e açúcar.
 
 

O Programa

 
O Programa Ciência sem Fronteiras pretende beneficiar os estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, especialistas e jovens cientistas que tenham interesse em estudar no exterior.
 
Do total de bolsas, 40 mil serão administradas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 30 mil pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 25 mil com iniciativa privada. Foram selecionadas 238 universidades espalhadas pelo mundo, 64 delas na área de ciência e saúde, 88 na área de ciências da vida e 86 em engenharia e tecnologia.
 
Serão oferecidas cerca de 27 mil bolsas de graduação, 24 mil bolsas de doutorado (de um ano de duração), 9,7 mil bolsas de doutorado integral (com 4 anos de duração), 9 mil bolsas de pós-doutorado e outras 1950 bolsas divididas entre jovens cientistas, pesquisadores e especialistas.